quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Tema: O uso de energia renovável - uma opção possível?


O uso de energia oriunda de fontes renováveis como o sol, a água, os ventos e o álcool da cana-de-açúcar, em substituição aos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, que são poluentes, foi um dos temas da conferência ambiental Rio + 10 realizada em setembro de 2002 em Johannesburgo, África do Sul. Participaram dos debates chefes de Estado, ambientalistas, empresários e diplomatas de diferentes países do mundo.


Reflita sobre o tema proposto "O uso de energia renovável: uma opção possível?", a partir das informações apresentadas e de seus conhecimentos sobre o assunto. Com base nessa reflexão, escolha uma das opções a seguir:

1) Produzir um artigo de opinião a ser publicado pelo jornal do grêmio de sua escola.

2) Escrever uma carta para um jornal de grande circulação no país.

Em qualquer das opções, você deverá contextualizar o tema, discutir posições, manifestar seu posicionamento e apresentar propostas de ação. O texto, com cerca de 25 linhas, deve ter coerência, coesão e argumentação bem fundamentada. Se você optar pela produção de um artigo de opinião, dê um título criativo ao seu texto.

10 comentários:

Anônimo disse...

Nova fonte de energia para um novo meio ambiente.

O tipo de energia que usamos faz muito mal ao meio ambiente. Os gases emitidos pelas indústrias, os carros movidos à gasolina, o derramamento de lixos tóxicos e esgotos nos rios e mares pelas indústrias poluem cada vez mais a natureza. Como a solução para o meio ambiente, temos o uso de energia renovável, que é uma boa e inteligente opção não só para o Brasil como também para o mundo todo. A população brasileira apóia essa solução como foi comprovado com pesquisa feita pela revista Veja em 2004.
Como foi discutido na conferência ambiental Rio+10, as fontes de energia poluentes como o carvão e petróleo poderiam ser substituídos por fontes de energia renovável como o sol, a água, os ventos e o álcool da cana-de-açúcar, os quais nos trariam os mesmos benefícios que os poluentes, porém diminuindo em 50% a poluição do meio ambiente, segundo a reportagem do jornal O Globo.
Para que essa nova proposta tenha sucesso, o ideal seria determinar uma meta global, que todos devessem alcançar em um curto período, e colocar especialistas para desenvolver técnicos e equipamentos usando essa energia renovável acessível a todos os países. Já foi proposto algo semelhante com o protocolo de Kioto, porém não vigorou. Assim, conseguiremos usufruir toda energia necessária sem causar danos ao meio ambiente.

Hanna Gutwilen e Karen Treiger.
201

Unknown disse...

Energia renovável

O uso das energias renováveis é capaz de evitar as conseqüências do aquecimento global e, por isso, deveria ser substituído.
Os desastres ecológicos cada vez mais freqüentes ameaçam nossas vidas com suas enchentes, furacões, causando fome e pobreza. Para tentar diminuir esses efeitos devastadores, é necessária a implantação progressiva das energias renováveis e limpas. Além disso, as indústrias, mudando gradativamente sua fonte de energia, evitarão sua falência com a escassez do petróleo que virá daqui a algum tempo.
Sendo assim, a mudança da fonte de energia é algo favorável à população, aos grandes empresários e, principalmente, ao meio ambiente.

Aron, Frederico e Mayer

Anônimo disse...

Uso de energia renovável – a possível solução


Há tempos atrás, o homem só pensava em evoluir. Só pensava nele mesmo, esquecendo-se da importância das florestas, dos animais, da natureza em geral. Só queria evoluir, sempre tentando arranjar algum jeito de ir cada vez mais longe, de fazer algo com menos esforço e mais precisão. De uns tempos para cá, o homem se conscientizou que, sem a natureza, não adianta fazer nada mais rápido e melhor, pois não há vida e não existe tecnologia que a substitua.
Já houve algumas tentativas de evitar isso. Em setembro de 2002, foi realizado a conferencia ambiental Rio + 10, quando foi proposto a troca de fontes de energia, como o carvão e o petróleo, por fontes renováveis que não poluem, como o sol, a água, os ventos, e cana-de-açúcar. O Brasil sugeriu que, pelo menos 10% da energia de um país, seja oriunda de fontes renováveis até 2010. Entretanto, o documento que obrigaria isso não consta datas nem metas ou se quer uma punição para quem não o cumprisse. O documento estabelecia metas voluntárias e sem prazo para os países. Isso só dificulta que países, como EUA e Japão, troquem suas fontes energéticas.
Outro fator que atrapalharia a utilização de fontes renováveis seria o alto custo, porem com as técnicas de hoje em dia, é possível desenvolver com facilidade novas tecnologias baratas que possam ser utilizadas na produção das energias renováveis. Um grupo de cientistas australianos desenvolveu novas telas que captam energia solar, 60% mais barata e com capacidade de produção de 60% a 90% maior.
Já esta na hora de mudar. Temos de nos conscientizar de que devemos mudar nossas prioridades. Temos de colocar a natureza acima de nosso conforto e trocar as fontes energéticas para que todos essas nossas tecnologias não seja em vão.

By Samuel Azulay e Beni Jacobs

Anônimo disse...

Rio de Janeiro, 11 de Outubro de 2007.

Atualmente, a principal fonte de energia é oriunda de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral. Durante toda a sua existência, o homem procurou descobrir e aprimorar suas técnicas de produção de energia.Foi assim que se chegou à lua, se geraram tamanho conforto e integração mundial. Porem, esse conforto e integração deve ter um limite.
O petróleo é, indiscutivelmente, a maior fonte de energia já encontrada, porem, com ele, vieram, guerras, mortes, destruição e, em longo prazo, o aquecimento global.
A principal solução para esses problemas são as fontes de energia renováveis. Elas poluem em menor escala e, em princípio, não trarão guerras, já que existem em lugares mais diversos. Além disso, não acabam, pois o nome já diz renováveis. Elas são energia eólica (do vento), solar (sol), hidrelétrica (rios), dentre outras. Essas energias são pouco utilizadas; e quando países, como o Brasil, tentam criar metas mundiais, são reprimidas por potencias do petróleo, como os E.U.A. e a Arábia Saudita.
Finalmente, cientes do tremendo desastre que está por vir, devemos divulgar esse perigo, refletindo e fazendo os outros refletirem.
Sinceramente,
Thiago P. Felcman e Daniel Hauser.

Unknown disse...

Uma segunda opçao de energia.

Em gráfico apresentado em uma matéria sobre o comsumo de energia no mundo publicada no jornal O Globo de 25/08/02, mostra-se que, hoje em dia, a energia usada pelos paises vem, em geral, de combustiveis fósseis. Essa fonte é de ótimo proveito, pois, comparado a de origem vegetal, a energia produzida é extremamente maior. Entretanto, esse tipo de extração tem um índice elevado de desgaste natural.

Em outra matéria apresentada na revista Isto é, percebe-se que a Arábia Saudita, como maior fonte pretolífera do planeta, nao gostou da solução sugerida pelo Brasil. Nosso país propôs que todos os paises tivessem suas matrizes energéticas geradas por fontes renováveis em pelo menos 10%. Esta proposta faria com que diminuisse o desgaste natural,porém isso aumentaria os custos que, no final, gerariam pouca energia.

Outro país que se opôs a medida foi os Estados Unidos, e com razao. A cada três barris de petróleo, dois são consumidos por eles. Então, essa medida prejudicaria muito a economia deles, se viesse uma fonte de energia pequena com altos custos.

Porém, não é só da Biomassa - energia extraida dos vegetais - que se obtém energia. Há também as usínas heólicca que usam a força dos ventos como meio de geração. Esse tipo de origem confere boa energia e com baixos custos. A solução para as questões relacionadas ao consumo de energia, estaria na análise das regiões onde se precisa de pouca ou muita energia e o desenvolvimento de técnica e equipamento de menor consumo.

Hoje, é muito importante o desenvolvimento de outro tipo de combustível para os automóveis que não precisa de petróleo. Isso faria com que deixasse de lado os combustíveis fósseis em sua fabricação e, com isso diminuiria o desgaste natural. E o fator que todos os países tomam como principal, o custo, não seria mais problema com a adoção dessas medidas ditas anteriormente.

Isaias e Mark.

lucas disse...

pesso que o prefeito doe uniformes para o meu time porfavor estamos esperando

lucas disse...

quero pedir um uniforme do real madrid porfavor uniforme completo 14 conjuntos

stefanny dáfila cerutti disse...

Diríjo-me á vocês na qualidade de cidadã para falar sobre o futuro do nosso planeta.Nos dias de hoje estamos frente á uma relidade que nos força a determinar parâmetros e metas de incentívo a todos, em relação á energia.A energia é algo que contribui para o desenvolvimento de uma sociedade e de um país.É através dela que alcançamos o avanço preciso para alcançar o progresso.Atualmente existem várias fontes de energia oriundas de combustívis que proporcionam uma quantidade muito maior de energia mas são consideradas formas inadequadas ao meio ambiente pois ,poluem,desgastam,e acabam destruindo o HOMEM e o meio em que ele vive.Vendo esta forma catastrófica de ações em nome do "DESENVOLVIMETO E PROGRESSO" e tendo como uma boa e inteligênte opção ,não somente para o país mas para todo o mundo,a energia renovável que é uma forma de energia capaz de inibir as consequências do aquecimento global,evitar desastres ecológicos que estão se tornando cada vezmis frequêntes...além de causar uma mudança significativa nas formas de energia atingindo de maneira direta ás indústrias,evitando á falência devido á escassêz de petróleo que é algo que está próximo,estas são umas das muitas vantágens que as energias limpas ferecem para o mundo.
Sendo assim, a mudança da fonte e nergia é algo favorável á população,ao desenvolvimento do mundo e pricpalmente ao meio ambiente pois este se faz extremamente necesário para que haja permanência do homem e que ele não se torne extinto.
Desde já agradeço a atenção esperando ser merecedora espero que mesmo sendo algo que gerará custos,que a população não se prive de esforços para com a natureza pois esta é a maneira mais nobre de mostrar que somos seres racionais e consciêntes o que é imprescindível para nossa existência.

Att,

stefanny dafila cerutti disse...

gente desculpe-me pelos errs de português é que estou numa correria mas espero que as informações sejam úteis.obrigada

ednahihrig disse...

Microtouch Titanium trim reviews - The Titanium Art
Microtouch microtouch titanium Titanium trim titanium wedding rings reviews by titanium flask TITIA. titanium bolt Download the best quality free and premium 3D printed metal titanium wire sculptures and more for printing online.